segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Verdade...s


Fico frequentemente empacado quando em torno de mim começam a falar sobre VERDADE. Aí vêm as pessoas me falar coisas como “meu verdadeiro eu” (o que me dá enormes arrepios), ou sobre “o que na verdade aconteceu”, ou ainda sobre “o que eu senti de verdade”.
O que percebo é a existência de umas tantas verdades coexistindo. Não somente “versões” de um fato apresentados por diferentes pessoas, mas a coexistência de verdades diferentes dentro de uma mesma e única pessoa. Nenhuma menos verdadeira que a outra. Até o que acreditamos ser mentira, sob certo ângulo, pode ser nada mais que mais um dos aspectos da verdade.
A compreensão da perspectiva do outro é um exercício interessante. Me pego muitas vezes tão entusiasmado com minhas explicações/versões/entendimentos das coisas (que acredito serem no mínimo corretas, senão geniais) que não escuto de fato a expressão/versão/compreensão que o outro está trazendo.
Esse é um momento onde me pego endurecido ou, sob certa ótica: materialista.
Meu peito se endurece e perde a maciez da respiração fluente e solta. Muitas vezes fico na fronteira do entusiasmo (ego engrandecido) escorregando para a agressividade.
Creio que a capacidade de rever constantemente, sobretudo o que “acreditamos piamente”, é absolutamente necessária. Não se trata de uma bandeira intelectual ou moral, mas uma postura para a manutenção da nossa sanidade física, emocional e mental. A saúde social também agradece já que tornando-nos um ponto de respiração/flexibilidade, os outros não tendo a que se agarrar ou combater, podem mais facilmente respirar, olhar e permitir que suas respirações, posturas e olhares fluam. Todo o viver fica melhor...não?
Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário