terça-feira, 18 de abril de 2017

um olhar contemporâneo

Conversando com meu filho,
Estamos de acordo que pessoas com um mínimo de clareza e consciência diante do mundo de hoje percebem a incrível dinâmica que se estabeleceu no mundo. Um mundo que necessita inclusão da diversidade, de estar prontos e disponíveis para mudanças constantes de posturas, de olhares, de opinião, de rumos.
São pessoas que sabem que as definições neste momento devem ser cuidadosas e quando enunciadas devem ser enunciadas de forma provisória. Sabem que as transformações diárias tornaram-se parte integrante do mundo. Exigem consciência e posturas despertas. Chamemos estas pessoas de Presentes.

Por outro lado os conservadores de esquerda nas oportunidades que tiveram de estar no poder se cegaram à luz desse poder, se perderam e se lambuzaram em desvios e falcatruas
Os de direita diante da derrocada da esquerda e do aspecto caótico do imprevisível e ansiedade reinantes apresentam-se como salvadores da pátria com soluções de contornos rígidos fomentando a ilusão de que isso resolverá as questões que se apresentam. Têm tudo pronto nos manuais que agitam. Isso agrupa multidões ansiosas e os faz surgir fortes e agrupados.

Os Presentes, (na verdade muito maiores em número) por uma mera questão de inteligência, mas portando e confessando as muitas dúvidas e incertezas, tem dificuldades de se reunir em torno de alguma posição enunciável com contornos definidos. Torna-se mais complicado formarem forças coesas em torno de lemas, enunciados e bandeiras. 
É um tempo difícil que requer paciência. A rigidez não suporta a Vida e acabará desabando diante de sua força. Até lá firmemo-nos na Vida que é movimento e transformação, e portanto propicia esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário