sexta-feira, 16 de março de 2012

Encontro de Sustentabilidade

Neste encontro sobre sustentabilidade que tivemos, terça feira, dia 13 de março de 2012, no Sesc Sta Luzia RJ, propus algo que recordo aqui:
A começar pela lembrança de que Saúde (Health, Whole, Holly são palavras que vêm da mesma origem, da mesma raiz - Saúde, Totalidade e Sagrado se inter relacionam) é e estão contidas na idéia de Sustentabilidade. Isso relaciona-se com a percepção e atenção contínua com respeito à pulsação das coisas: particular X totalidade, indivíduo x grupo, e por aí vai. Nosso coração assim funciona.

Fundamental introduzir CULTURAS que se interconectam como:

A CULTURA DO MOVIMENTO em contraste com a cultura da busca constante pela estabilidade, do estabelecer-se na vida As coisas estão em constante transformação e movimento. Para isso o é importante aprender a dançar, literalmente - coisa que na cultura Azteca era feito por administradores, militares, religiosos etc compreender com a totalidade de nós o movimento e ritmo das coisas.

A CULTURA da HUMILDADE - "Understand" - postar-se debaixo Compreender em oposição a apenas entender (que é como postar-se por cima).Vivenciar as coisas e aceitar o desajeitamento com as situações novas e elas não são poucas.
Entender o ridículo como algo novo como qual estamos lidando - Só crescemos quando saímos da zona de conforto e entramos em algo que não nos é habitual.

A CULTURA da PRESENÇA - o que significa aceitar o não saber as respostas imediatamente. O que vale agora não vale amanhã e o que valeu ontem talvez não sirva hoje. Em contraste em ter as soluções prontas de antemão. Maravilhar-se com as coisas, descobri-las novamente a cada vez.

CULTURA da INTEGRALIDADE - Outras parte de nós além da cabeça devem participar e integrar-se com o mundo das idéias
Existem inteligencias além da racional - a emocional, a intuitiva a fisiológica, a expressiva,e outras tantas.

Essa foram algumas das propostas que apresentei no encontro como sugestões para uma renovação de nossas posturas.
Um abraço
Michel

Nenhum comentário:

Postar um comentário