sexta-feira, 22 de abril de 2011

A fantasia da compreensão


Explicação e compreensão das coisas é uma de nossas fantasias. Se organizarmos explicações e encadearmos idéias que façam sentido em nossa base de parametros aceitos, nos acalmamos. "Foi por causa disso", "Foi por causa daquilo..." até que se gere um "AH! Agora sei porque..."

De qualquer modo vivemos em estados pós-hipnoticos. Se alguém nos disser algo que associamos com algo bom, ficamos felizes. Se alguém nos disser algo que associamos com algo ruim ficamos tristes. Caminhamos pelo mundo dessa maneira.
Penso também no gesto de uma mãe que arranca enérgicamente a faca da mão do bebê que então por isso se lança num choro de soluçar...Tragédia! Não percebe que esta faca poderia feri-lo e a outros. Só entende que lhe foi arrancada uma coisa linda que brilhava em sua mão.
Nós, em geral, como bebês não temos a capacidade de perceber a vida em suas dimensões mais amplas. Julgamos a partir do que nossa mente decodifica, ou melhor, inventa e se agarra para aguentar e nos acalmar enquanto habitamos esta dimensão.

Abraços

Um comentário: