segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Arte da Presença

Curso: Arte da Presença
(ou Recursos de Movimento e Expressão para pessoas que trabalham com pessoas) 
Estamos vivendo tempos de aceleradas transformações.
Desenvolver apenas habilidades, conhecimentos ou informações não é suficiente. Estamos em tempos de Arte. Arte incorpora uma capacidade de estar presente. Arte tem o predicado de poder conviver com o vazio, com o novo, com o “não saber”, com o inesperado.
Ter a clareza e perceber a cada momento o que é adequado e o que não é, poder mudar de trajetória quando necessário, mudar o foco, rever, admitir não saber a resposta de imediato, escutar a vida, são alguns dos desafios atuais.
A Arte da Presença é uma atividade que propõe movimento, música, interações, meditações, jogos e reflexões que levam a que física, emocionalmente e mentalmente possamos não só ampliar nossas respostas às mudanças e transformações que nos envolvem, mas transitar e participar alegremente de todo esse complexo movimento que se está estabelecendo no mundo.  VAMOS? 
 
Quintas feiras, 19:30/20:45   -  custo R$ 120p/mês          
Cosme Velho, rua Marechal Pires Ferreira, 66 (rua em frente ao Colégio S Vicente) 
+ informações - 21  8189 9981 - Michel

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exercitando a presença ou controlando nosso colesterol

Um exercício que trato de praticar é não ficar repetindo para os outros as histórias que me aconteceram, para que eu possa estar aqui, presente, o mais vazio possível. Para que eu não fique fechado e “gordo” de minhas histórias, para que esta "gordura" (a paixão pelas minhas histórias) não me "suba aos ouvidos" e me impeça de escutar os outros, me impregne as articulações e não me deixe mover livremente. O desejo que cultivo é o de estar presente, de estar aqui, agora, “magro” de histórias. Há histórias que abrem oportunidades para viver outras histórias e histórias que fecham as possibilidades de viver novas.
Admiração, amor e alegria presentes permitem aventurar-se em direção ao novo. Ressentimento, desesperança, inveja, sentimentos vingativos, raivas acumuladas e desprezos vão fechando caminhos e dificultando experimentar novas possibilidades.
Penso na analogia com o “colesterol” que impregna sobretudo os adultos que acumularam "experiências de vida". Há o colesterol bom e o ruim, da mesma forma que há histórias que "lubrificam" os caminhos, ampliam possibilidades, enquanto outras atravancam o caminhar, o fluxo da vida.
Portanto, fica aqui a pergunta como andam seus "colesteróis"?
Abraços