sexta-feira, 11 de abril de 2014

Esta Viagem

Esta viagem

Percebo-me em viagem, em uma viagem onde com roupas diversas e caminhos aparentemente diferentes chegaremos todos ao mesmo destino.
Por vezes me parece um percurso longo e difícil, em outros momentos tem forma de um passeio divertido. Por vezes interpreto o que está a minha volta como um drama, às vezes como uma comédia. Às vezes este percurso tem sabor de uma viagem ridícula e sem sentido, em outro momento soa magnífico e cheio de significados. Por momentos me dou conta que é simplesmente a mesma viagem de todos,
Chamo de “pessoas” essa ilusão que me distribui pelo planeta com rostos diferentes. Cada par de olhos (continuação dos meus) contribui com uma visão, cada par de pés (extensão dos meus) percorre um percurso, cada par de mãos (desdobramento das minhas) executa ações, e assim é construído um Grande e Dinâmico Mosaico a que são atribuídos significados. Em uma cada vez maior e vertiginosa velocidade de transformação estes significados vão nos escapando, mas divertidamente, seriamente e solenemente teimamos, e prosseguimos, buscando e inventando novos significados. Enquanto isso, alguns de meus outros “eus” assistem, perguntando se porventura é necessário que haja um significado ao alcance das nossas mentes constantemente domesticadas e hipnotizadas.
Se todos os encontros se dão no espaço da eternidade, porque uma parte de mim teima, tantas vezes, em reduzir a Vida a uma pequena parte dela? Sob estas hipnoses e paixões a Vida se enche de definições, de certos e errados, de pequenos e grandes, de feios e bonitos, e de criminosos e santos.
Quando por vezes me desnudo dos outros, mergulho na triste hipnose do isolamento. Pergunto-me: Como somos capazes de educar os que vêm depois de nós dentro desta hipnose?
“Teus olhos são meus outros olhos, teus ouvidos são meus outros ouvidos”. Às vezes perco de vista esta magnífica pluralidade de mim, mas quando com alegria a recupero não sou mais eu, dissolvo-me, e subitamente, como um clarão percebo meu nome: “Todos”.